• A olimpíada é realizada pelo Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) desde 2011. A competição científica nacional é voltada para estudantes do curso Técnico em Agropecuária e demais cursos do Eixo Tecnológico Recursos Naturais.
      O principal objetivo da OBAP é aprimorar o ensino público de nível técnico ligado à Agropecuária e, assim, injetar no campo profissionais competentes que encontrem soluções sustentáveis e visionárias para os desafios contemporâneos que envolvam a sociedade e a natureza.
      Ao promover o contato dos competidores com o pensamento e as práticas inovadoras e tecnológicas voltadas para a produção agropecuária, a Olimpíada também visa incentivar os jovens do ensino técnico a ingressarem nas carreiras docente e técnico-científicas ligadas às Ciências do Campo.
      Desde sua primeira edição, a fase presencial da OBAP é realizada de forma itinerante. Já ocorreu nas cidades mineiras de Inconfidentes, Machado, Muzambinho, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Uberlândia, Barbacena e Bambuí. Também foi organizada em outros estados, nos municípios de Foz do Iguaçu (PR), Alegre (ES), Jundiaí (SP), Planaltina (DF) e Barretos (SP).
      Mais de 20 mil pessoas já participaram da olimpíada, inclusive, competidores internacionais. Em 2018, 2019 e 2022, a OBAP recebeu estudantes da América Latina e da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, proporcionando a internacionalização e a troca de experiências acadêmicas e culturais.

      Igor Rodrigues
      0 Comentários